CENOURA

BONSAI

CEBOLA

ALFACE

RECEITAS COM ACELGA



receitas
salada oriental com acelga


Receitas com Acelga
Ao contrário do que acontece na Europa, a acelga nunca "emplacou" entre nós como verdura de grande consumo. E, mesmo assim, algumas mesas brasileiras a admitem apenas como elemento de decoração de saladas para ocasiões especiais - o que, além de ser um procedimento absurdo, num mundo carente de alimentos, é também uma injustiça. Afinal, esta herbácea da família das quenopodiáceas é fonte certa de sais minerais e vitamina A, e em remotos tempos, já foi usada até no combate à caspa e à coriza.
A acelga é fonte de vitamina A, C, Niacina e de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Tem poucas calorias e quase nenhuma gordura, sendo muito adequada para regimes de emagrecimento.A vitamina A é indispensável para a normalidade da vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, auxilia no crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, age contra infecções, evita problemas da pele, hemorragias e fragilidade dos ossos e dentes. A Niacina, assim como todas as outras vitaminas do Complexo B, evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso. A acelga possui ainda quantidades significantes de fibras que auxiliam no movimento intestinal. Seu suco, misturado com igual parte de suco de agrião, é eficaz contra os cálculos biliares. Toma-se um copo, por dia, em jejum. Em caso de prisão-de-ventre prepara-se um bom laxante com meio copo de suco de acelga e uma colher (sopa) de azeite. Em cataplasma, utilizam-se as folhas contra as hemorróidas, feridas, úlceras, contusões, furúnculos e queimaduras.
A acelga deve ser consumida moderadamente por conter alto teor de uma substância (oxalato) que prejudica a absorção de Cálcio no organismo. A acelga pode ser conservada em geladeira de 5 a 7 dias. Seu período de safra é de junho a outubro. receitas abaixo.

1. Acelga Gratinada
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de queijo ralado (opcional);
4 colheres (sopa) de margarina derretida;
2 colheres (sopa) de farinha de rosca;
2 colheres (sopa) de salsinha;
meio maço de acelga;
1 colher (sopa) de sal.
Preparo:
Cozinhar a acelga em água salgada com cheiro verde. Depois de cozida, deixar escorrer bem e colocar num prato que possa ir ao forno. Coloque uma camada de margarina derretida em cima de uma camada de folhas de acelga, outra de margarina até acabar as acelgas, sendo a última camada de queijo (se desejar) coberta de farinha de rosca. Levar ao forno para dourar.

2. Fritada de Acelga
Ingredientes:
1 colher (café) de farinha de trigo;
2 colheres (sopa) de salsa picada;
2 xícaras (chá) de acelga picada;
1 dente de alho picado;
3 ovos batidos;
sal a gosto;
óleo.
Preparo:
Junta-se à acelga picada os outros ingredientes e frita-se tudo no óleo. Servir quente.

3. Salada Oriental de Acelga
Ingredientes:
pimenta vermelha cortada em tiras finas a gosto;
1 colher (sopa) de óleo de gergelim (opcional);
½ acelga cortada em tiras de cerca de 1 cm;
3 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja);
3 dentes de alho cortado bem picadinho;
1 pitada de aji-no-moto (opcional).
4 colheres (sopa) óleo comum;
vinagre a gosto;
sal a gosto.
Preparo:
Numa saladeira grande, coloque a acelga cortada e lavada e reserve. Numa panela, coloque o óleo comum e o de gergelim. Deixe esquentar um pouco e, então, acrescente a pimenta e o alho. Doure um pouco e desligue o fogo. Despeje esta mistura quente sobre a acelga, misture e junte o shoyu, o vinagre, o sal e o aji-no-moto. Misture bem e sirva.

4. Acelga Primavera
Ingredientes:
1 colheres (chá) de vinagre;
sal e cheiro verde à gosto;
tomates em rodelas;
fatias de cebola;
1 pé de acelga;
ovos cozidos;
azeitonas.
Preparo:
Lave a acelga. Cozinhe em água e sal, junto com o cheiro-verde e o vinagre. Escorra bem e arrume a acelga num prato. Misture os ingredientes do molho. Despeje por cima da acelga. tempere o tomate, a cebola, os ovos cozidos e as azeitonas à parte. Junte á acelga e sirva.

5. Rolinhos de acelga com arroz
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de kümmel;
1 xícara (chá) de arroz;
10 folhas de acelga;
sal a gosto;
3 tomates.
Preparo:
Lave o arroz, escorra e coloque em uma tigela. Junte duas xícaras (chá) de água, ou o suficiente para cobri-lo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe de molho por 1 hora. Em seguida, escorra a água e reserve. Lave os tomates, corte-os em cubos bem pequenos, sem retirar as sementes. Incorpore o arroz (com o caldo de sementes), junte a metade do k6ummel e o sal. Misture e reserve. Lave as folhas de acelga e escalde-as em uma panela com água quente. Use a própria panela em que estão cozidos os rolinhos. Retire a parte mais dura da acelga e abra as folhas em uma superfície lisa. Distribua o arroz temperado, enrole os rolinhos apertando bem e fechando as laterais. Disponha-os no cesto de uma panela própria para cozimento a vapor. Coloque água na parte de baixo da panela e junte o kümmel restante. Encaixe o cesto e tampe a panela. Leve ao fogo e cozinhe por 30 minutos, ou até o arroz ficar macio. Retire do fogo e sirva a seguir.

6. Acelga coral
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
5 tomates maduros sem pele nem semente;
1 cebola pequena; 1 talo de salsão picado;
3 colheres (sopa) de manteiga;
sal e pimenta à gosto;
1 cenoura ralada;
1 kg de acelga.
Preparo:
Limpe a acelga separando as folhas dos talos. Corte os talos em pedaços e leve ao fogo para cozinhar em água e sal. Depois de 10 minutos, junte as folhas e cozinhe por mais meia hora. Quando estiver cozida, retire do foto, escorra e esprema em um pano para retirar toda a água. Derreta metade da manteiga, junte a acelga e cozinhe por mais 10 minutos. Tempere com sal e pimenta. À parte, faça o molho: doure a cebola no restante da manteiga, junte o salsão, a cenoura e o tomate picado. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até formar um molho grosso. Despeje o molho sobre a acelga e polvilhe como queijo ralado. Sirva quente.

7. Sopa de acelga
Ingredientes:
1 pé pequeno de acelga-japonesa (500g);
1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo;
2 colheres (sopa) de creme de leite;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 litro de caldo de legumes;
sal e noz-moscada à gosto;
1 cenoura ralada;
1 gema.
Preparo:
Limpe a acelga e corte-as em tiras. Refogue a cebola na manteiga e junte a acelga, deixando cozinhar por una 10 minutos, mexendo de vez em quando. polvilhe com a farinha de trigo, mexa bem e despeje o caldo. Cozinhe por mais 10 minutos. Tempere com sal e noz-moscada. Retire a panela do fogo. Misture a a gema com o creme de leite e adicione à sopa, sem deixar ferver novamente. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário