google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Receitas com Alho Poró

domingo, 4 de abril de 2010

Receitas com Alho Poró


RECEITAS COM ALHO PORÓ

Truta poché com creme de alho-poró
truta com alho poró


truta com poró

Ingredientes:
4 trutas limpas (cerca de 1 kg)
1 cebola pequena cortada em tiras
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 colher (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Lave as trutas, seque com toalha de papel e tempere-as com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Disponha as trutas em uma assadeira, espalhe as tiras de cebola e despeje o vinho misturado com 1/2 xícara (chá) de água. Em seguida, regue com azeite de oliva. Leve o peixe ao forno por 25 minutos, ou até ficar macio. Retire do forno e, com uma faca para filetar, retire a pele e separe os filés. Salpique o sal e a pimenta-do-reino. Se preferir, decore com endro. Sirva com creme de alho-poró: limpe dois alhos-porós, retire as folhas mais duras e lave bem. Pique-o em rodelas finas e reserve. Coloque em uma panela 1 colher de sopa de margarina light, o alho-poró e 1 cebola cortada em tirinhas. leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, até os legumes ficarem macios. Polvilhe 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e deixe dourar, sem parar de mexer. junte, aos poucos, 1 xícara (chá) de leite desnatado misturado com 1/2 xícara (chá) de água e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 5 minutos, ou até obter um creme. Acerte o sal e retire do fogo. Distribua o creme no prato, polvilhe com pimenta rosa a gosto e sirva.

Categoria:
Frutos do mar

Esta receita:
é light

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Quente

Dificuldade:
Média

Tempo de preparo:
15 min + tempo de forno

Rendimento:
4 porções

Calorias:
370 cal por porção



Torta de alho-poró e bacon

Ingredientes:
massa
1 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de manteiga gelada
1 ovo
1 colher de sopa de água
pitada de sal
recheio
1 e 1/4 de xícara de creme de leite
3 ovos
2 alhos-poró
80g de bacon
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino
noz-moscada


Modo de Preparo:
Prepare a massa colocando a farinha de trigo em um plano de trabalho e abrindo um buraco no meio. Bata levemente o ovo com a água e o sal. Reserve. Coloque a manteiga gelada cortada em cubos no centro da farinha. Misture com a ponta dos dedos para incorporar. Adicione a mistura do ovo e ligue a massa. Deixe descansar por 20 minutos. Pré-aqueça o forno em médio. Abra a massa com um rolo e forre fundo e laterais de uma assadeira com aro removível 22 cm de aproximadamente 2 cm de altura. Com um garfo faça alguns furos no fundo da massa e leve novamente à geladeira. Pique grosseiramente o bacon e leve a uma frigideira para dourar levemente. Corte os alho poro em fatias finas e adicione ao bacon para que refogue até ficar macio. Bata ligeiramente os ovos e acrescente o creme de leite e o parmesão. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada. Retire a massa da geladeira e arrume sobre ela os alhos-poró refogados. Cubra com o creme de ovos e leve ao forno para assar. Asse por cerca de 30 minutos ou até o recheio firmar e a torta estar levemente dourada. Deixe esfriar um pouco antes de cortar.

Categoria:
Torta, pizzas e pães

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Quente

Dificuldade:
Média



Sopa cremosa de alho-poró com cottage

Ingredientes:
2 alhos-porós
1 cebola média ralada
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de queijo cottage
1 xícara (chá) de caldo de legumes sem gordura
1 xícara (chá) de leite desnatado
sal a gosto

Modo de Preparo:
Limpe o alho-poró, lave-o e pique os talos em rodelas finas. Leve ao fogo uma panela com a cebola, o alho, o alho-poró e o azeite de oliva. Refogue até o alho-poró ficar macio e retire do fogo. Reserve um pouco do alho-poró para decorar e transfira o restante do refogado para o liquidificador. Adicione o queijo cottage, o caldo de legumes e o leite e bata até obter um creme uniforme. Despeje o creme numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até encorpar um pouco. Acerte o sal. Retire o creme do fogo, distribua em pratos fundos e disponha no centro o alho-poró reservado. Sirva em seguida.

Categoria:
Sopas

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Quente

Dificuldade:
Fácil

Tempo de preparo:
25 min

Rendimento:
4 porções



Salada de fava com alho-poró

Ingredientes:
1 kg de fava
2 alhos-porós cortados em rodelas
2 cenouras cortadas em palitos finos
8 rabanetes cortados em fatias
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
5 dentes de alho cortados em tiras finas
12 folhas de sálvia picadas
sal a gosto

Modo de Preparo:
Lave as favas e coloque-as em uma panela com 2 litros de água. Leve ao fogo e cozinhe por 45 minutos, ou até ficarem quase macias. Em seguida, junte o alho-poró e cozinhe por mais 10 minutos. Retire do fogo, escorra a água e reserve. Distribua em uma saladeira as favas, o alho-poró, a cenoura e o rabanete. Misture delicadamente e reserve. Leve ao fogo uma panela com o azeite de oliva, o alho e as folhas de sálvia e refogue, sem parar de mexer, até o alho dourar. Retire do fogo, coloque o sal e regue a salada. Sirva a seguir.

Categoria:
Saladas

Esta receita:
é vegetariana

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Frio

Dificuldade:
Fácil

Tempo de preparo:
1h e 20 min

Rendimento:
6 porções



Risoto de bacalhau, tomate seco e alho-poró

Ingredientes:
1/2 kg de bacalhau
100 g de tomate seco
2 alhos-porós médios
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo

Modo de Preparo:
Lave o bacalhau, corte em pedaços médios e coloque numa tigela com 2 litros de água fria. Deixe de molho na geladeira por 36 horas, trocando a água no mínimo 5 vezes. Escorra a água do bacalhau, coloque-o numa panela com 2 litros de água e cozinhe até ficar macio. Retire do fogo, reserve a água do cozimento (desde que não esteja salgada), mantendo-a aquecida. Elimine a pele e as espinhas do bacalhau, desfie finamente e reserve. Pique os tomates secos em tiras finas e reserve. Lave o alho-poró, elimine as raízes e as folhas verdes. Lave e corte os talos em rodelas finas e reserve. Descasque e amasse os dentes de alho. Reserve. Coloque numa panela o azeite de oliva, o bacalhau desfiado, o tomate seco, o alho-poró e o alho. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, até o bacalhau ficar levemente dourado. Em seguida, adicione o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, até os grãos ficarem brilhantes. Junte 1/2 xícara (chá) da água do bacalhau fervente e deixe cozinhar, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela, até não ter mais líquido. Continue a cozinhar e, a cada minuto, despeje 1/2 xícara (chá) da água de cozimento do bacalhau. Não pare de mexer, raspando o fundo e as laterais da panela até o arroz ficar al dente. Retire do fogo e mantenha a panela tampada por 3 minutos antes de servir.

Categoria:
Grãos e Massas

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Quente

Dificuldade:
Fácil

Tempo de preparo:
1 hora (exige preparo antecipado)

Rendimento:
4 porções



Omelete de alho-poró

Ingredientes:
1 alho-poró médio
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
5 ovos
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1 xícara (chá) de queijo cottage
sal a gosto


Modo de Preparo:
Lave, limpe e separe a parte mais macia do alho-poró. Lave novamente e corte-o em rodelas finas. Reserve. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite de oliva em uma frigideira média antiaderente, com 25 cm de diâmetro. Junte oalho-poró e refogue, mexendo de vez em quando, por 2 minutos, ou até murchar. Retire e reserve. Em uma tigela, bata os ovos com um batedor manual por 2 minutos. Misture a salsinha e o sal. Na mesma frigideira, coloque o azeite de oliva restante, leve ao fogo e, assim que aquecer, despeje os ovos batidos, reduza o fogo e tampe a frigideira. Deixe por 5 minutos, ou até dourar as bordas. Vire a omelete com cuidado e deixe fritar por mais 5 minutos, ou até dourar. Adicione oalho-poró e o queijo cottage, distribuindo sobre a metade da omelete. Dobre a outra metade por cima e deixe fritar por mais 2 minutos. Sirva em seguida.

Categoria:
Acompanhamentos

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Quente

Dificuldade:
Fácil

Tempo de preparo:
25 min

Rendimento:
2 porções



Macarrão com creme de alho-poró

Ingredientes:
500g de penne tricolor (ou outra massa seca curta)
1 alho-poró grande (somente a parte branca) em fatias
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 pitada de noz-moscada
sal a gosto


Modo de Preparo:
Em uma panela, coloque o macarrão para cozinhar em bastante água fervente com sal. Enquanto isso, em outra panela, refogue o alho-poró na manteiga até murchar. À parte, dissolva a farinha de trigo em um pouco de leite e junte o refogado. Misture bem e deixe encorpar um pouco. Desligue o fogo e junte o creme de leite, o queijo ralado e a noz-moscada. Acerte sal e misture bem. Escorra o macarrão quando estiver al dente, transfira para uma travessa e tempere com o creme de alho-poró. Sirva a seguir. Se preferir, polvilhe mais queijo ralado.

Categoria:
Grãos e Massas

Esta receita:
é vegetariana

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Quente

Dificuldade:
Fácil



Flan de alho-poró

Ingredientes:
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
2 colheres (chá) de caldo de caldo de galinha
6 colheres (sopa) de vinho branco
1 xícara (chá) de molho de tomate
2 talos de alho-poró
1 colher (chá) de estragão desidratado
sal a gosto

Modo de Preparo:
Hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem e coloque-a no liquidificador. Junte o caldo de galinha, dissolvido em 2 xícaras (chá) de água quente, o vinho, o molho de tomate, o alho-poró, o estragão e o sal. Bata até obter um creme homogêneo. Molhe com água uma fôrma redonda e alta, com capacidade de 1,5 litro e despeje o creme. Leve para gelar por 5 horas, ou até ficar firme. Em seguida, desen–forme. Se preferir, regue com molho de tomate aquecido e salpique com estragão no momento de servir.

Categoria:
Acompanhamentos

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Frio

Dificuldade:
Fácil

Tempo de preparo:
15 min + o tempo de geladeira

Rendimento:
8 porções



Creme de erva-doce e alho-poró

Ingredientes:
2 alhos-porós em rodelas
1 dente de alho picado
azeite de oliva
500 g de erva-doce
2 batatas picadas
4 colheres (sopa) de vinho branco
1 litro de caldo de legumes
100 ml de creme de leite fresco
1 envelopinho de açafrão
sal a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela, refogue o alho-poró e o alho em um pouco de azeite, em fogo baixo. Junte a erva-doce e as batatas e deixe tomar gosto por alguns instantes. Regue com o vinho branco e deixe evaporar em fogo alto. Em seguida, adicione o caldo de legumes e cozinhe por cerca de 30 minutos. Acerte o sal, se necessário. Transfira o refogado para o liquidificador e bata até ficar homogêneo. Mantenha quente. À parte, bata com um batedor manual o creme de leite com o açafrão. Divida o creme de erva-doce nos pratos e complete com uma colherada do creme de leite batido. O creme de leite batido é ótimo para acompanhar cremes de legumes, além de enriquecer o visual do prato.

Categoria:
Sopas

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Quente

Dificuldade:
Fácil

Tempo de preparo:
50 min

Rendimento:
4 porções


Cartucho de badejo com alho-poró

Ingredientes:
4 filé de badejo
2 alhos-porós médios
2 tomates médios maduros
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de orégano desidratado
sal a gosto

Modo de Preparo:
Lave os filés de badejo e seque-os com papel toalha. Reserve. Limpe os alho-porós e corte-os em rodelas. Se preferir, retire a pele. Corte 4 quadrados de papel-manteiga (de cerca de 30 cm) e pincele a parte central com 2 colheres (sopa) de azeite. Distribua o alho-poró e os tomates e, em cada um deles, coloque 1 filé de badejo. Misture o orégano e o sal com o azeite restante e regue o peixe. Feche o papel, formando um pacote, e faça um picote no meio da parte superior do pacote para a saída de ar. Coloque-os em uma assadeira e leve para assar em forno médio, preaquecido, por 45 minutos, ou até que o peixe esteja macio. Sirva com arroz com nozes ou purê de inhame com uvas passas.

Categoria:
Frutos do mar

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Quente

Dificuldade:
Fácil

Tempo de preparo:
20 min + o tempo de forno

Rendimento:
4 porções


Barquinhas com alho-poró, presunto e queijo


Ingredientes:
massa
1 xícara (chá) + 10 e 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 ovo
recheio
200 g de alho-poró em rodelas finas
100 g de presunto defumado em cubos pequenos
3 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
10 colheres (sopa) de creme de leite
50 g de queijo gruyére ralado
5-6 nozes
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Massa: coloque no processador a farinha, a manteiga amolecida e o sal. Adicione o aparelho por poucos segundos. Junte o ovo e, mexendo sempre, despeje, em gotas, água fria (cerca de 1 ou 2 colheres de sopa), até que a massa comece a ter consistência. Faça uma bola, envolva em um filme plástico e deixe descansar na geladeira por cerca de 1 hora. Prepare o recheio, refogando o alho-poró e o presunto em uma panela com 2 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga. Retire do fogo e deixe amornar. Bata em uma tigela o ovo com o creme de leite, o queijo ralado, sal e pimenta-do-reino. Junte o refogado de alho-poró e as nozes picadas grosseiramente. Misture bem e reserve. Abra a massa bem fina com um rolo de macarrão enfarinhado. Unte com manteiga forminhas em forma de barquinhas (se preferir, use uma fôrma de 30cm de diâmetro) e forre-as com a massa. Distribua o recheio preparado e asse por cerca de 20 minutos em forno médio. Se preferir, compre as barquinhas prontas.

Categoria:
Lanches

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Frio

Dificuldade:
Fácil

Tempo de preparo:
55 min + 1 hora de descanso

Rendimento:
15 unidades



Alho-poró com queijo brie


Ingredientes:
4 alhos-poró grandes
5 colheres de sopa de azeite de oliva
1 xícara de chá de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de vinho branco
1 xícara de chá de queijo brie picado
1 gema
2 colheres de sopa de alcaparras 


Modo de Preparo:

Limpe o alho-poró, deixando somente os talos mais macios e lave. Parta-os ao meio no sentido do comprimento e coloque em uma panela com 1 litro de água fervente e um pouco de sal. Deixe cozinhar até ficar macio. Retire do fogo, escorra a água e reserve o alho-poró. Bata no liquidificador o azeite de oliva, o creme de leite, o vinho, o queijo e a gema até obter um creme bem liso. Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo. Cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar. Acrescente as alcaparras e o sal, misture e retire do fogo. Coloque o alho-poró em uma travessa, regue com o creme preparado e distribua a pimenta. 

Categoria:
Acompanhamentos

Cozinha:
Brasileira

Temperatura:
Quente

Dificuldade:
Fácil

Tempo de preparo:
15min

Rendimento:
8 porções



OUTRAS RECEITAS



Um comentário:

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE