google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Como Ter Um Jardim Dentro de Casa

quinta-feira, 20 de março de 2014

Como Ter Um Jardim Dentro de Casa



Ter um belo jardim não é privilégio apenas de quem mora em casas térreas ou possui um grande terreno para cultivar. O contato com a natureza também é possível em pequenos espaços de prédios comerciais ou apartamentos, por exemplo, através dos jardins internos.
Manter plantas em ambientes fechados é uma forma de trazer beleza e tranqüilidade ao ambiente e de aliviar a tensão trazida pelo cotidiano agitado das grandes cidades.
A melhor opção para quem quer criar um jardim dentro de seu apartamento sem ter muito trabalho são mesmo os vasos, ideais para cantos de leitura, reflexão e relaxamento. Os melhores são os vasos de pequeno e médio porte, que são fáceis de deslocar e manusear na hora de cuidar das plantas. Prestando atenção aos detalhes de adaptação de cada planta aos diferentes ambientes (luminosidade, tempo de exposição ao sol, calor, etc.)., a variedade de espécies que podem ser plantadas é muito grande.
Transformar o terraço numa pequena varanda com plantas e flores pode ser uma alternativa para deixar seu apartamento com uma área ao ar livre mais aconchegante. O primeiro passo é buscar informações sobre a estrutura da varanda ou terraço, para saber até que ponto ela pode suportar o peso adicional de vasos, terra, plantas e demais elementos envolvidos em seu projeto de paisagismo. Não plante diretamente sobre a laje para evitar infiltrações e a invasão de raízes nos ralos e vãos do concreto. A melhor opção é o uso de vasos e caixas de diferentes tamanhos e formatos oferecidos no mercado. Para que não surjam poças d'água na hora de fazer as regas, verifique se há um bom escoamento da água até os ralos. Se for possível, crie um pequeno declive no piso para evitar esse tipo de problema e capriche na impermeabilização.


Caso você queira dar a impressão de canteiro sobre o piso, plante em caixas mais rasas e disfarce as bordas com pedras ou um ripado de madeira. O vento é o principal desafio para jardins em terraços de apartamento. Para reduzir seu impacto e proteger as plantas mais frágeis, crie uma barreira com espécies resistentes, como pequenas palmeiras, coníferas, bambus e trepadeiras. Se quiser, use uma das paredes para fazer um "jardim vertical", usando principalmente bromélias e orquídeas para montar os arranjos. E tenha sempre em mente que as plantas cultivadas em terraços sofrem grande perda de umidade e precisam de regas diárias para manter o substrato sempre úmido. A adubação não pode ser esquecida, pois as regas freqüentes ajudam a eliminar os nutrientes.
Outra idéia simples e prática é a criação de mini-jardins, com miniaturas de plantas que podem originar verdadeiros jardins portáteis. Defina o ambiente, escolha as espécies corretas e leve a natureza para casa. Você pode montar arranjos com pequenos cactus, mini-bromélias e suculentas, arrumados em vasos baixos; ou com plantas aquáticas, que podem ser colocadas em potes de vidro transparente e arrumadas de forma a se harmonizar com seu ambiente. Use pedriscos, folhas secas ou musgo para forrar a superfície. Misturar plantas vivas com outros elementos, como velas, pedras e bambus dão um belo efeito.


Em cozinhas que recebem pelo menos 3 horas diárias de sol, um canteirinho de chás e ervas medicinais é uma boa pedida. Camomila, hortelã, menta, manjericão e outras plantas podem servir para fazer chás ou complementar o tempero caseiro e embelezar a cozinha.
Para o banheiro, use as plantas aquáticas. A alface d´água, o agapé, a zontas e o camarão reproduzem-se rápida e espontaneamente. No geral, precisam receber pelo menos alguma iluminação natural, devendo ficar perto da janela ou da porta. Há aquáticas, como o papiro, o copo-de-leite, a ninféia, a lótus e a pompedéria que, mesmo em água, devem ter suas raízes sustentadas por terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE