google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Camomila (Matricaria Recutita)

sábado, 6 de junho de 2015

Camomila (Matricaria Recutita)



Camomila 

(Matricaria Recutita)

Planeta: Sol
Origem: Erva de origem européia, vulgar nos jardins públicos.
Partes usadas: Flores e folhas
Lendas e Mitos: Atrai dinheiro; plantada ao redor da casa afasta o olho gorgo; simboliza a prosperidade.
Caracteristicas e Cultivo: Planta anual, haste ereta cresce de 25 a 50 cms com folhas delgadas e bem recortadas. Flores lembram pequenas margaridas brancas. Planta de clima temperado, vai bem em locais onde faça um pouco de frio, em sol pleno, solos bem drenados, argilo-arenosos e férteis; assegura a saúde das plantas ao redor. Amiga das couves, cebolas, mentas e repolho.
Indicações e Usos: Para fins medicinais, a única parte que se aproveita desta herbácea é a flor. Seu chá é utilizado para combater diversos problemas de saúde:tem ação antiinflamatória, alivia as cólicas, é calmante, relaxante, combate a insônia e a acidez do estômago. Isto porquê ela protege as mucosas do sistema digestivo. Sob a forma de compressas sobre os olhos, o chá de camomila funciona como um calmante, ajudando a limpar, desinflamar e aliviar a irritação causada pela poluição. Na estética, ela também presta um importante papel: hidrata a pele e clareia o cabelo.
Outras espécies: Camomila Romana (arthemis nobilis) / Chamaemelum nobile Ait, camomila inglesa (rasteira e delicada) - é mais forte que a camomila comum, usar doses menores ( 3 gs para infuso, 10 gs para tintura oleosa). Uso medicinal bom : bom para azia, diarréia e dores menstruais. 

Camomila falsa ( chrisanthemum parthenium)- Vide matricária.
Costuma-se plantar a camomila ao redor da casa pois ela simboliza a prosperidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE