quarta-feira, 22 de julho de 2015

RECEITAS COM ALFACE

Alface




Receitas

Veja também:


A salada verde geralmente faz parte de uma refeição saudável e, mesmo que se utilize muitas outras verduras, a alface é definitivamente o ingrediente mais popular. Alguns tipos de alface tem quantidades razoáveis de folato, betacaroteno, vitamina C, cálcio, ferro e potássio, mas as quantidades variam variam de um tipo para o outro.
Na medicina popular, a alface é considerada um ótimo calmante e remédio contra a insônia. O período de colheita é de maio a novembro. Ao comprar a verdura, dê preferência para as de folhas limpas e brilhantes. Cuide também para que não haja marcas de picadas de insetos.

Tipos mais conhecidos de alfaces: 

* Alface americana: alface crespa de cabeça compacta. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas. 

* Alface-de-cordeiro: tem folhas pequenas e delicadas. Esta verdura, muito valorizada, pode ser encontrada em delicatessens. 
* Alface de folha solta: inclui alfaces de ramos ou folhas verdes ou orxas, assim como outros tipos que não formam cabeças. 
* Alface lisa: a mais consumida, com folhas soltas, macias e sabor suave. 
* Alface romana: tem folhas verdes-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em receitas de saladas como a salada Caesar


Bolinho de alface




Ingredientes:
2 xícaras de arroz cozido
sal
2 xícaras de alface picada
noz-moscada
1 ovo
pimenta-do-reino
1 colher (chá) de fermento em pó
farinha de trigo (se necessário)
Modo de Preparo: 
Bata o ovo lentamente e misture os demais ingredientes. Se a massa ficar muito úmida, acrescente um pouco de farinha de trigo. Aqueça o óleo e coloque a massa de bolinhos às colheradas. Deixe dourar lentamente. 
Fonte: Agência RBS
Categoria:
Acompanhamentos
Esta receita:
é light, especial para diabéticos
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
30 min
Calorias:
14 Cal em 100 g

Charuto de alface



Ingredientes:
12 folhas de alface lisa
2 cenouras pequenas
150 g de frango defumado
1/2 xícara (chá) de uva passa
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1 xícara (chá) de maionese de limão
2 pepinos pequenos
Modo de Preparo: 
Lavar bem a alface e reservar. Ralar a cenoura. Misturar a cenoura aos demais ingredientes, menos o pepino. Rechear as folhas de alface, dobrando as laterais parade dentro e enrolando sobre o recheio. Servir os charutinhos de alface rodeados de pepino picado.

Categoria:
Saladas
Cozinha:
Árabe
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Fácil
Rendimento:
4 pessoas

Risoto com alface e salmão fresco


Ingredientes:
2 pés de alface lisa 

1 colher (sopa) de cebola picada 
3 colheres (sopa) de manteiga 
380 g de arroz carnaroli (ou arbóreo) sem lavar 
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco 
280 g de salmão fresco em pedaços 
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 
1 e 1/2 litro de caldo de peixe 
caldo de peixe 
2 litros de água fria 
1 kg de ossos de peixe 
100 g de cenoura em pedaços 
150 g de cebola em pedaços 
100 g de salsão em pedaços 
100 g de alho-poró em rodelas 
3 colheres (sopa) azeite de oliva 
1 maço de ervas aromáticas 
sal e pimenta-do-reino a gosto 
Modo de Preparo: 
Em uma panela, refogue as folhas mais graúdas da alface com 1/4 de xícara (chá) de caldo de peixe e bata no liquidificador até formar um creme homogêneo. Reserve o broto de alface, cortado em tiras bem finas. Em outra panela, doure a cebola na metade da manteiga, acrescente o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho branco e deixe evaporar em fogo alto. Junte, aos poucos, o caldo de peixe quase em ponto de fervura, mexendo de vez em quando. À medida que o arroz for secando, coloque mais caldo. Depois de 12 minutos, junte o salmão e o creme de alface. Cozinhe por mais 4 ou 5 minutos. Retire do fogo e acrescente os brotos de alface, o restante da manteiga e o parmesão ralado e misture bem. Sirva imediatamente. Para o caldo de peixe, corte os ossos do peixe e deixe durante 15 minutos de molho em água fria. Em uma panela, refogue a cenoura, a cebola, o salsão e o alho-poró no azeite. Junte a água fria, os ossos de peixe escorridos e as ervas. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe ferver por 20 minutos. Retire a espuma e passe por uma peneira sem amassar. Volte ao fogo por mais 10 minutos. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Grãos e Massas
Cozinha: 

Brasileira
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Média

Risoto com alho-poró, pimentão e alface

Ingredientes:
350 g de arroz para risoto 

1 pimentão amarelo 
1 alho-poró 
miolo de 1 pé de alface 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1/2 xícara (chá) de vinho branco 
1,5 litro de caldo de carne 
5 colheres (sopa) de queijo emmenthal ralado 
sal e pimenta-do-reino a gosto 
Modo de Preparo: 
Limpe o pimentão, lave e corte-o em tiras. Elimine a parte verde do alho-poró, lave bem e corte-o em rodelas finas. Limpe, lave a alface e corte-a em tiras finas. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue os legumes e verduras por alguns minutos, em fogo médio. Adicione sal e pimenta-do-reino. Junte o arroz ao refogado, mexa e deixe tomar gosto por alguns instantes. Em seguida, regue com o vinho e deixe evaporar em fogo alto. Deixe o arroz cozinhar (cerca de 18 minutos no total), juntando, aos poucos, o caldo de carne fervente e mexendo de vez em quando. Alguns minutos antes de retirar o risoto do fogo, incorpore o queijo ralado e acerte o sal. Mexa com cuidado, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 2 minutos antes de servir. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Grãos e Massas
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Fácil
Tempo de preparo: 

30 min
Rendimento: 

4 porções

Salada de camarão, abacate e alface


Ingredientes:
sal a gosto 

1 colher (sopa) de suco de limão 
2 folhas de alface crespa 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
4 camarões grandes 
10 bagas de bagos de cardamomo 
2 folhas de alface roxa 
1 aguacate (miniabacate) partido ao meio 
Modo de Preparo: 
Limpe os camarões, retirando as cascas e o fio escuro do dorso. Salpique sal e reserve. Amasse as sementes de zimbro em um pilão. Junte o azeite de oliva e o suco de limão e misture. Regue os camarões e deixe tomar gosto por 10 minutos. Durante este tempo, mexa os camarões de vez em quando. Em seguida, coloque os camarões em uma frigideira, leve ao fogo e frite-os por 4 minutos. Na metade do cozimento, vire os camarões. Disponha as folhas de alface em dois pratos e distribua o abacate e os camarões cozidos. Sirva com Molho de Hortelã e Cottage. Bata no liquidificador 1/2 xícara (chá) de hortelã, 1/2 xícara (chá) de queijo cottage e 1 colher (sopa) de curry por 30 segundos. Aos poucos, despeje em fio 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, sem parar de bater. Acerte o sal e bata por mais alguns segundos. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Saladas
Cozinha: 

Brasileira
Temperatura: 

Frio
Dificuldade: 

Fácil
Tempo de preparo: 

25 min

Tortinhas de alface com presunto cru


Ingredientes:
250g de massa folhada pronta 

manteiga 
1 pé de alface grande 
2 ovos 
7 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 
200ml de leite 
4 fatias de presunto cru 
sal e pimenta-do-reino a gosto 
Modo de Preparo: 
Abra a massa em uma folha de cerca de 0,5cm e forre 4 forminhas individuais de 12cm de diâmetro untadas com manteiga. Limpe e lave a alface e corte-a em tiras. Escalde em água fervente por alguns instantesn e escorra. Numa tigela, bata os ovos com o queijo ralado. Junte o leite, o sal e a pimenta-do-reino e bata novamente. Distribua sobre as forminhas a alface e por cima a mistura de ovos. Leve ao forno médio preaquecido por 5 minutos. Retire do forno e distribua sobre cada tortinha 1 fatia de presunto cru. Leve ao forno novamente por mais 10 minutos, ou até dourar e o recheio ficar firme. Sirva morna. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Torta, pizzas e pães
Cozinha: 

Brasileira
Temperatura: 

Morno
Dificuldade: 

Fácil
Tempo de preparo: 

30 min + o tempo de forno
Rendimento: 

4 unidades

Um comentário: