sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Cultura da Bertalha


A bertalha (Basella alba) é uma trepadeira que pode atingir até 10 metros de comprimento, dependendo do cultivar. Sendo uma planta tropical nativa da Índia, também é chamada de espinafre-indiano, e é uma verdura bastante apreciada na culinária de vários países da Ásia. Suas folhas espessas e as pontas dos ramos podem ser consumidos crus, refogados ou cozidos. O suco púrpura de seus pequenos frutos pode ser usado como um corante natural para alimentos.

Variedade de bertalha com caules avermelhados (Basella alba var. rubra)

Clima

Planta de clima tropical, seu cultivo é mais adequado a regiões quentes e úmidas. Em regiões de clima mais frio, pode ser cultivada apenas nos meses mais quentes do ano, uma vez que não suporta baixas temperaturas.

Luminosidade

Melhor se cultivada sob luz solar direta, mas também tolera sombra parcial, desde que a luminosidade seja boa.


A bertalha prefere clima quente e úmido, crescendo melhor se cultivada em solo fértil e exposta a luz solar direta

Solo

O ideal é que o solo seja leve, bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido sempre úmido, porém sem que permaneça encharcado.


Flores da bertalha 

Plantio

A bertalha é propagada normalmente através de sementes, mas também pode ser propagada usando pedaços de ramos, que enraízam facilmente quando plantados em solo úmido.
As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 0,5 cm. Também podem ser semeadas em sementeiras, bandejas e copos de papel, sendo transplantadas 20 dias após a germinação, que leva normalmente de 1 a 3 semanas. Antes da semeadura, é melhor deixar as sementes na água morna por um dia para facilitar a germinação.
O espaçamento para cultivares de crescimento indeterminado pode ser de 80 cm entre as linhas de plantio, com 50 cm entre as plantas. Para os cultivares que têm tamanho determinado, o espaçamento pode ser de 40 cm entre as linha de plantio e 40 cm entre as plantas.

Tratos culturais

Para cultivares de crescimento indeterminado, o ideal é que existam suportes para conduzir o crescimento das plantas, que podem ser, por exemplo, estacas, treliças ou cercas.
Retire as ervas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.


Frutos da bertalha, que podem ser usados para colorizar alimentos

Colheita

A primeira colheita pode ser feita em dois ou três meses após o plantio, dependendo das condições de cultivo. Corte as pontas dos ramos, com aproximadamente 40 cm de comprimento. Folhas individuais podem ser colhidas quando necessário.
A colheita pode ser repetida a cada 20 ou 30 dias. Em regiões de clima quente a bertalha é uma planta perene.
bertalha é uma planta bem parecida com o espinafre e é usada nas mesmas receitas. Suas folhas são verde escuras, carnosas e geralmente têm uma porta pontuda. Fica muito gostosa em saladas, refogados, sopas e omeletes.
bertalha é uma verdura rica em cálcio, fósforo e ferro. Como contém poucas calorias, é recomendada em regimes de emagrecimento.

A bertalha fresca, boa para o consumo, tem folhas de cor verde bem escuro, tenras,limpas, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre maços com folhas amareladas, murchas ou rasgadas, isso indica que a verdura foi colhida há muito tempo

De preferência, a bertalha deve ser consumida logo após ser colhida, pois se deteriora com muita facilidade. Se quiser conservá-la por 2 ou 3 dias, embrulhe em papel ou plástico e guarde na gaveta de verduras da geladeira.
RECEITAS
Refogadinho de Bertalha:

Ingredientes:
2 molhos de bertalhas
3 dentes de alhos amassados
2 ovos inteiros ligeiramente batidos
2 colheres(sopa) de óleo
sal a gosto

Preparo:
Coloque a bertalha em uma panela com água e um pouco
de sal , leve ao fogo. Deixe ferver só até a bertalha começar a murchar.
Deixe escorrer bem, coloque em cima de tábua de carne, bata com uma faca até ficar bem miudinha.
Coloque em uma panela o óleo, o alho amassado e deixe dourar.
Coloque a bertalha e refogue bem. A seguir bata ligeiramente os ovos e coloque sobre a bertalha refogada.
Prove o sal e está pronto. É um prato muito saboroso.

Benefícios e Preparo da Bertalha


COMO PLANTAR BERTALHA E ESPINAFRE


Nenhum comentário:

Postar um comentário