sábado, 22 de agosto de 2015

Receitas com Baunilha



Bolo fofo de baunilha com creme de laranja
Bolo fofo de baunilha com creme de laranja
Ingredientes:
Massa 

2 xícaras (chá) de açúcar 
1 xícara (chá) de manteiga 
4 ovos 
1 xícara (chá) de leite quente 
1 colher (sopa) de essência de baunilha 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
1/2 xícara (chá) de maisena 
1/2 xícara (chá) de fermento em pó 
Creme 
2 cascas de laranja lima raladas 
1/2 xícara (chá) de manteiga 
6 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro 
Modo de Preparo: 
Massa:

Coloque na batedeira o açúcar e a manteiga (reservando 1 colher de sopa). Bata por 4 minutos, ou até formar um creme esbranquiçado. Acrescente as gemas e bata por mais 2 minutos. Adicione o leite quente, a baunilha, a farinha de trigo, a maisena e o fermento peneirados, alternadamente. Bata por mais 5 minutos. Retire a massa da batedeira, incorpore as claras batidas em neve e mexa delicadamente. Unte uma fôrma redonda de 25 cm de diâmetro com a manteiga reservada e enfarinhe. Despeje a massa e leve para assar em forno médio, preaquecido, por 45 minutos, ou até que enfiando um palito, ele saia limpo. Retire o bolo do forno e deixe amornar.
Creme:
Coloque em uma tigela as raspas de laranja, a manteiga e o açúcar de confeiteiro e misture bem. Em seguida, coloque para gelar. Se preferir acentuar o sabor, adicione 1 colher (sopa) de licor de laranja. Desenforme o bolo e sirva acompanhado do creme gelado. 

Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Sobremesas: Bolos

Temperatura: 

Frio

Dificuldade: 

Fácil


Flan de baunilha
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de leite desnatado 

3 colheres (sopa) de maisena 
1 gema 
1 envelope de gelatina sem sabor e incolor 
5 colheres (sopa) de adoçante em pó 
2 colheres (sopa) de essência de baunilha 
1 xícara (chá) de leite evaporado 
creme 
1/2 xícara (chá) de cacau em pó 
3 colheres (sopa) de leite desnatado 
3 colheres (sopa) de adoçante em pó 
Modo de Preparo: 
Dissolva a maisena no leite e coloque em uma panela, junte a gema e, com um batedor manual, bata por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por 7 minutos, ou até encorpar. Retire e transfira para uma tigela. Incorpore a gelatina, dissolvida conforme as instruções da embalagem, o adoçante e a essência de baunilha. Misture até ficar homogêneo e reserve. Bata no liquidificador o leite evaporado por 5 minutos, ou até incorporar bastante ar e dobrar de volume. Despeje, aos poucos, sobre o creme e misture com cuidado. Umedeça com água 10 forminhas com capacidade para 100 ml cada uma e distribua o flan. Leve à geladeira por 2 horas, ou até endurecer. Creme: coloque em uma panela o cacau e o leite. Leve para cozinhar em fogo baixo, sem parar de mexer, por 8 minutos, ou até encorpar. Retire, misture o adoçante e deixe esfriar. Desenforme o flan, decore com o creme e sirva. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Sobremesas: Doces

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Frio

Dificuldade: 

Fácil


Goiaba cozida ao creme de baunilha
Ingredientes:
10 goiabas vermelhas médias maduras 

1/2 xícara (chá) de adoçante para culinária 
creme de baunilha 
2 xícaras (chá) de leite desnatado 
2 colheres (chá) de essência de baunilha 
3 gemas 
10 colheres (sopa) de adoçante para culinária 
Modo de Preparo: 
Lave as goiabas, descasque, corte-as ao meio e retire as sementes. Leve ao fogo uma panela com as goiabas, o adoçante e 1 1/2 xícara (chá) de água. Cozinhe por 20 minutos, ou até as goiabas ficarem macias. Retire do fogo e reserve. Creme de baunilha: leve ao fogo uma panela com o leite e a essência de baunilha até ferver. Reduza o fogo e deixe por mais 8 minutos. Retire do fogo e reserve. Peneire as gemas, aparando numa tigela refratária, incorpore o adoçante e bata com um batedor manual por 5 minutos. Aos poucos, adicione o leite fervente sem parar de bater. Leve para cozinhar, em banho-maria, batendo sempre por 10 minutos, ou até obter um creme um pouco espesso, mas não deixe ferver. Se ferver, retire do fogo, deixe amornar e volte ao fogo em seguida. Distribua o creme nas taças, coloque as goiabas por cima e, se preferir, decore com folhas de hortelã. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Sobremesas: Doces

Esta receita: 

é light

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Quente

Dificuldade: 

Fácil

Tempo de preparo: 

1h

Rendimento: 

10 porções

Calorias: 

90 cal por porção


Milk shake de baunilha
Ingredientes:
calda de caramelo 

3/4 xícara de leite 
1 colher (chá) de essência de baunilha 
3/4 xícara de leite (gelado) 
8 bolas de sorvete de creme 
Modo de Preparo: 
O ideal é bater o milk shake no aparelho especial para shakes, caso não tenha um, coloque no liquidificador na ordem: leite, baunilha e sorvete. Vá pulsando a mistura no liquidificador até obter uma textura bem cremosa. Decore os copos com a calda de caramelo e encha com o shake.

Categoria: 

Bebidas

Temperatura: 

Gelado

Dificuldade: 

Fácil


Sorvete de baunilha
Ingredientes:
6 gemas graúdas 

1 colher (chá) de maisena 
1 xícara de açúcar 
1 e ¼ xícaras de leite 
1 xícara de creme de leite fresco 
1 colher (chá) de essência de baunilha 
pitada de sal 
Modo de Preparo: 
Bata as gemas e o açúcar em uma tigela até obter o ponto de gemada firme e clara. Acrescente a maisena e misture. Coloque o leite e o creme de leite em uma pequena panela e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, retire e despeje lentamente sobre a gemada misturando sem parar. Coloque a mistura novamente na panela e leve para cozinhar em banho-maria até que engrosse. Retire do fogo e acrescente a essência de baunilha e a pitada de sal. Misture novamente. Retire a mistura do fogo e deixe esfriar. Se possuir uma sorveteira elétrica, coloque a mistura e proceda conforme as instruções do aparelho. Caso não tenha o equipamento, coloque em uma tigela larga e leve ao freezer. Assim que começar a endurecer bata novamente com um batedor ou com uma batedeira sem fio, isso fará com que entre ar na mistura e ela ficará mais macia. Coloque novamente no congelador e repita o processo por mais 3 vezes. Deixe que congele totalmente e sirva.

Categoria: 

Sobremesas: Doces

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Gelado

Dificuldade: 

Fácil


Charlotte de chocolate
Ingredientes:
300 g de chocolate meio amargo picado 

4 colheres de sopa de manteiga 
8 colheres de sopa de açúcar 
1 sachê de gelatina em pó sem sabor e incolor 
3 claras 
1 caixinha de creme de leite 
1/2 xícara de chá de leite 
1 colher de chá de essência de baunilha 
15 biscoitos champanhe com açúcar fino 
Modo de Preparo: 
Coloque o chocolate em um refratário, junte a manteiga (reserve 1 colher de sopa) e leve ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até o chocolate e a manteiga derreterem. Retire do fogo e deixe esfriar. Em uma panela, coloque o açúcar e 3 colheres de sopa de água e misture bem até dissolver . Leve ao fogo sem mexer por 2 minutos, ou até obter uma calda. Retire e reserve. Hidrate a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e, a seguir, leve ao fogo em banho-maria por 5 minutos, ou até dissolver. Reserve. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, adicione a calda, aos poucos, por 3 minutos, ou até encorpar. Retire, junte o chocolate reservado e o creme de leite. Bata por mais 3 minutos, ou até obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione a gelatina dissolvida, sem parar de bater, por mais 5 minutos. Retire e reserve. Em uma tigela, misture bem o leite e a essência de baunilha e passe rapidamente os biscoitos, umedecendo apenas um dos lados. Com a manteiga reservada, unte uma fôrma redonda, própria para charlotte, com 18 cm de diâmetro. Em seguida, disponha os biscoitos nas laterais da fôrma e despeje o creme de chocolate sobre os biscoitos. Cubra a fôrma com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Retire e desenforme. Se preferir, decore com chocolate derretido e caramelo. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Sobremesas: Doces

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Gelado

Dificuldade: 

Média

Tempo de preparo: 

30 min + tempo de geladeira

Rendimento: 

10 porções


Biscoito colorido
Ingredientes:
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo 

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 
1 colher (chá) de sal 
1 e 1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente 
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro 
2 ovos 
2 colheres (chá) de essência de baunilha 
4 gemas 
corante para alimento 
Modo de Preparo: 
Numa tigela, peneira a farinha com bicarbonato e o sal. Reserve. Bata na batedeira a manteiga (reserve 1 colher de sopa) e o açúcar por 3 minutos, ou até obter um creme esponjoso e esbranquiçado. Adicione os ovos e a essência de baunilha e bata por mais 4 minutos. Retire. Aos poucos, acrescente os ingredientes secos peneirados, misturando com a ajuda de uma colher até ficar homogêneo. Faça uma bola com a massa, embrulhe-a e filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos, ou até ficar firme. Em seguida, ligue o forno à temperatura média. Distribua as gemas em 4 tigelas pequenas e adicione em cada uma delas 1 colher (chá) de água. Bata com um batedor manual pequeno até ficar homogêneo. Coloque em cada tigela algumas gotas de corante de cores difente e misture. Reserve. Abra a massa em uma superfície lisa entre dois pedaços de papel-manteiga, em uma espessura de 0,5 cm. Com diferentes cortadores de massa corte 45 pedaços e disponha-os em uma assadeira grande untada com manteiga reservada. Com um pequeno pincel decore as massas com figuras de sua preferência. Aguarde até secar o corante e leve ao forno por 10 minutos, ou até os biscoitos dourarem. Com uma espátula, retire os biscoitos ainda quentes. Deixe esfriar antes de guardá-los. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Lanches

Esta receita: 

é para crianças

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Frio

Dificuldade: 

Média

Tempo de preparo: 

30 min de descanso + 50 min + o tempo de forno

Rendimento: 

45 unidades


Ameixas frescas em calda com creme de baunilha 
Ameixas Frescas em Calda com Creme de Baunilha
Ingredientes:
Creme 

1/2 litro de leite 
1 xícara (chá) de açúcar, mais 10 colheres (sopa) para o Creme 
Creme 
1 colher (sopa) de essência de baunilha 
1,3 kg de ameixas frescas médias sem caroço, partidas ao meio 
Creme 
6 gemas de ovo 
1/2 xícara (chá) de suco de laranja 
Modo de Preparo: 
Coloque as ameixas em uma panela e espalhe por cima o açúcar e o suco de laranja. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 17 minutos, ou até as ameixas ficarem macias e formar uma calda. Para o preparo do creme, coloque em uma panela o leite e a essência de baunilha. Deixe ferver, retire do fogo e reserve. À parte, bata em uma tigela as gemas e o açúcar até obter um creme claro. Aos, poucos, junte o leite quente, batendo sempre. Volte o creme para a panela e cozinhe, em banho-maria, batendo sempre. Retire assim que encorpar. Sirva quente ou frio com as ameixas. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Sobremesas: Doces

Temperatura: 

Frio

Dificuldade: 

Fácil


Bolo Frio de Baunilha




Mousse de Baunilha





Cupcakes de Chocolate, Baunilha, Recheado



Nenhum comentário:

Postar um comentário