sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Alface-de-Cordeiro (Valerianella locusta)


, conhecida popularmente como canônigos ou canónigos (do espanhol canónigos), alface-da-terraalface-de-coelho ou alface-de-cordeiro  é uma espécie de planta herbácea da família Valerianaceae que se utiliza para alimentação, crua, geralmente como salada ou acompanhamento.
NOMENCLATURA NOTÂNICA: VALERIANELLA LOCUSTA - COQUILLE DE LOUVIERS
CULTIVAR: COQUILLE DE LOUVIERS
NOME COMUM: ALFACE-DE- CORDEIRO, ALFACE-DA-TERRA, ALFACE-DE-COELHO, CANÓNIGO
FAMILIA: VALERIANACEAE
ORIGEM: EUROPA, ÁSIA MENOR E CÁUCASO
ALTURA: 15 – 20 CM
LUMINOSIDADE: PLENO SOL OU SOMBREAMENTO PARCIAL
CLIMA: VER DESCRIÇÃO ABAIXO

UM VEGETAL MUITISSIMO UTILIZADO NA EUROPA EM SALADAS, RICO EM ÔMEGA 3 ( 240 MG POR 100 G), BAIXA CALORIA ( 19 KCAL/ 100 G).

SUA ÁREA DE DISTRIBUIÇÃO NATURAL SE ESTENDE POR TODA A ZONA TEMPERADA DA EUROPA, DA ÁSIA MENOR E DO CÁUCASO. NA ESPANHA SE DISTRIBUI POR QUASE TODA A PENINSULA.

CRESCE EM FORMA DE UMA PEQUENA ROSETA E COM FOLHAS EM FORMA DE COLHER, A PLANTA TODA TEM NO MÁXIMO TRINTA CENTIMETROS DE DIÂMETRO. SUAS FOLHAS SÃO MACIAS, SUAVES E LIGEIRAMENTE SUCULENTAS. NO INICIO DA PRIMAVERA FLORESCE EMITINDO UM CACHO COM PEQUENAS FLORES AZUL-PRATEADO.

A VARIEDADE COQUILLE DE LOUVIERS, É UMA GOURMET DENTRO DA ESPÉCIE, DE EXCELENTE E DELICADO SABOR, É APRECIADA EM DIVERSOS PRATOS POR TODA A EUROPA E GERALMENTE DEGUSTADA EM SALADAS. É UM INGREDIENTE POPULAR PARA OS GRANDES RESTAURANTES NORTE-AMERICANOS, ONDE SÃO COMUMENTE SERVIDAS EM OMELETES, SALADAS MISTAS E COM BATATAS.

VARIEDADE MUITÍSSIMO APRECIADA PELOS GRANDES CHEFS DA COZINHA GOURMET.

FACILMENTE CULTIVADA EM PEQUENOS VASOS.
A alface-de-cordeiro (Valerianella locusta), também chamada de alface-de-coelho e alface-da-terra, e ainda de canônigos (do espanhol canónigos) e mâche (do francês), é uma hortaliça nativa da Europa, onde é uma invasora comum de ser encontrada em plantações de cereais. O sabor suave de suas folhas a torna uma verdura muito apreciada em saladas, e suas inflorescências também podem ser consumidas. Esta planta normalmente atinge de 15 a 30 cm de altura (durante a floração).


A alface-de-cordeiro é uma hortaliça que deve ser cultivada em clima ameno ou frio 

Clima

Cresce melhor em clima ameno ou frio, sendo portanto normalmente cultivada no outono e inverno em regiões de clima subtropical, e do fim do verão ao fim do outono em regiões de clima temperado, embora possa precisar de alguma proteção em regiões de inverno rigoroso. Altas temperaturas induzem a planta a florescer.

Luminosidade

Cultive preferencialmente com iluminação solar direta. Se for tentado o cultivo durante a primavera e o verão, ou se o plantio for realizado em regiões de clima mais quente, pode ser melhor fazer o plantio em local mais fresco, úmido e com sombra parcial para evitar que a planta floresça precocemente.


A alface-de-cordeiro cresce melhor em solos férteis e úmidos 

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado.


Mudas de alface-de-cordeiro 

Plantio

As sementes da alface-de-cordeiro podem ser semeadas no local definitivo da horta, a uma profundidade de 0,5 a 1 cm. Como as sementes podem demorar para germinar, é conveniente deixá-las na água por um dia antes de realizar a semeadura, para apressar a germinação.
O espaçamento recomendado entre as linhas de plantio pode ser de 15 a 30 cm, com um espaçamento entre as plantas de 8 a 15 cm, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. A alface-de-cordeiro pode ser cultivada em vasos e jardineiras que tenham um mínimo de 10 cm de altura.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.


Flores da alface-de-cordeiro

Colheita

A colheita pode ser feita em 40 a 60 dias. As plantas com 10 a 15 cm de altura podem ser cortadas de 3 a 5 cm acima do solo, o que permite que rebrotem, possibilitando uma segunda colheita, ou as folhas podem ser cortadas individualmente quando necessário.


A alface-de-cordeiro tem um sabor suave, sendo muito apreciada em saladas e na decoração de outros pratos

Salada de alface-de-cordeiro com bacon


Rende: 4 porções

  • 1 batata
  • 200 g de alface-de-cordeiro
  • 100 g de bacon magro defumado
  • 2 cebolas pequenas
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de ervas
  • 3 colheres (sopa) de óleo de girassol
  • Sal
  • Pimenta-do-reino moída grosseiramente
  • 4 ovos

Modo de preparo
Preparo:30mins  ›  Pronto em:30mins 

  1. Lave a batata e deixe cozinhar numa panela pequena com água durante 20 minutos. Escorra e deixe a batata esfriar imersa em água. Limpe, lave e seque a alface. Parta os ramos maiores em pedaços pequenos. Arrume a alface em quatro pratos.
  2. Retire a pele do bacon e corte-o em cubos pequenos. Descasque as cebolas e corte-as em cubinhos. Retire a pele da batata e amasse-a bem com o garfo.
  3. Para preparar o molho, bata com um batedor de ovos o vinagre, 2 colheres (sopa) do óleo, a batata amassada, o sal e a pimenta. Aqueça numa frigideira 1 colher (sopa) do óleo. Adicione os cubos de bacon e deixe fritar até ficarem crocantes. Em seguida, coloque em uma tigela e mantenha aquecido.
  4. Aproveite o óleo restante na frigideira para fritar os ovos, temperando-os com sal e pimenta. Regue a alface com o molho e espalhe os cubos de bacon sobre as folhas na hora de servir.
  5. Ao lado de cada porção de salada, coloque um ovo estrelado. Sirva em seguida, acompanhada por uma fatia de pão de centeio levemente torrado e ainda quente, com manteiga ou queijo cremoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário