quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Cebolinha, Plantas que Curam

A cebolinha é uma das hortaliças mais utilizadas e comercializadas em todo o mundo. Devido ao fato de ser uma planta bem versátil em relação ao seu uso, é utilizada em praticamente todas as partes do mundo. O mais antigo indício do cultivo da hortaliça data de cerca de 3.200 anos a.C. na civilização persa. Existem duas espécies de cebolinha, ambas pertencentes à mesma família: A. fistulosum (cebolinha verde ou comum), natural da Sibéria; e A schoenoprasum (cebolinha-de-folhas-finas ou galega), proveniente da Europa. Acredita-se que a planta foi introduzida na América através de Cristóvão Colombo. A cebolinha é uma boa fonte de vitamina A e C, sendo assim, um bom auxílio no combate à gripe e às doenças respiratórias em geral. Além disso, a hortaliça auxilia na digestão é estimulante de apetite. Existem inúmeras maneiras de se utilizar a cebolinha. Geralmente, a hortaliça é usada na elaboração de pratos, como sopas, caldos, omeletes, purês de batata, etc., além de ser um ingrediente essencial na fabricação de muitos temperos.




O alto poder nutritivo da cebolinha a torna um dos melhores antibióticos naturais. Rica em flavonóides, também é anti inflamatória, tendo sido usada pelos romanos como um dos remédios mais populares para tratar dor de garganta. Cura a acne e a artrite reumatóide, e recentemente ganhou status de alimento anti câncer, em especial os de próstata e do estômago.
Este vegetal tem um alto teor de propriedades medicinais. Mais utilizada para dar “um toque final” nos alimentos, principalmente por sua cor, a cebolinha, inclusive, combate a salmonela, bactéria presente em alguns alimentos (ainda mais nos preparados com pouca higiene), que provoca infecção gastrointestinal e até febre tifóide.
Comer cebolinha todos os dias regula a pressão arterial e combate o estresse.
Possui propriedades anti bacterianas e anti fúngicas, podendo ser usada como repelente de insetos quando em forma de suco. Se foi picado por algum inseto, o suco também pode ser aplicado na pele, para tratar a ferida.
É fonte de beta caroteno, assim, uma máscara facial, aliada ao consumo regular, curam a acne, e deixam a pele mais radiante. Essa substância também faz com que a cebolinha seja um remédio natural para melhorar a visão.
Contém alta concentração das Vitaminas E e C. Logo, aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos e a absorção de ferro. Melhora o sistema imunológico de um forma geral, protegendo o organismo contra doenças degenerativas, ou cardíacas.
É rica em magnésio, zinco, manganês e cobre, minerais que ativam o metabolismo, e consequentemente, a digestão.
Pode ser comida como fonte de fibra para melhorar o desempenho do intestino e do cólon, prevenindo hemorróidas, por exemplo.
Também é fonte de fósforo, ferro e cálcio. Em resumo, como é da família da cebola, possui praticamente os mesmos benefícios terapêuticos.
O recomendado é consumir pelo menos 3 hastes todos os dias. Cuidado apenas, se quer manter o peso, pois é estimulante do apetite.

Um comentário:

  1. Sempre cultivei e consumi muita cebolinhas mas desconhecia seu alto valor nutritivo.

    ResponderExcluir