google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Preparo Caseiro de Brotos

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Preparo Caseiro de Brotos



O Preparo Caseiro do Broto

Para a produção é necessária uma pequena estrutura composta de peneira côncava, bacia média, caixas plásticas quadradas medindo, no máximo, 5cm.de  altura, aspersor para água e terra preta orgânica.
Para iniciarmos o preparo caseiro de brotos ou grãos germinados, as sementes devem ficar de molho durante 24 horas. Costumamos deixá-las na pia da cozinha, dentro da bacia, cobertas com um pano limpo para evitar eventual invasão de insetos. Após esse período, você deve lavar as sementes utilizando a peneira que deve ser côncava semelhante a uma concha. Então, é só continuar lavando (irrigando sua micro horta!) diariamente sem necessidade de tirar os grãos da peneira, não esquecendo de utilizar um pano escuro para evitar insetos e imitar o escurinho da terra.
Entre quatro e sete dias a maioria das sementes germina e sua plantação caseira chega ao período de colheita. Veja as vantagens dessa técnica:
  • Rapidez no preparo,
  • Baixo custo,
  • Dispensa agrotóxicos e fertilizantes,
  • Aproveitamento de pequenos espaços domésticos,
  • Possibilidade de grande variação de culturas e fornecimento de altas doses de energia vital, ou seja, vida.
  • Os brotos e grãos germinados são as fases mais ricas em nutrientes no desenvolvimento vegetal. Eles são facilmente digeridos e assimilados e correspondem em suas características fisiológicas a um processo pré-digestivo pelo qual as proteínas são decompostas em aminoácidos, os carboidratos complexos em açúcares simples e as gorduras em ácidos graxos.
  • Há também o aumento da presença de minerais, enzimas, fitormônios e antibióticos naturais.
Técnica Caseira para Grãos Germinados
  1. Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água limpa.
  2. Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
  3. Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico. Despejamos a água e enxaguamos bem sob a torneira.
  4. Colocamos o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco
  5. Enxagüamos pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes
Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.

Sugestões de Sementes


Uma boa sugestão é usar grãos orgânicos - comece com o grão de trigo. Você pode usar todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, etc. Os pássaros são animais muito sensíveis aos agrotóxicos e, portanto, os grãos utilizados em sua alimentação são de primeira qualidade.

Outros Brotos e Grãos Germinados

Além dos brotos e grãos germinados que acabamos de explicar, é possível produzirmos muitos outros dentro da mesma lógica. Apenas os produzidos a partir de feijões, principalmente do feijão preto, sugerimos que você consuma apenas no início da germinação. A experiência nos demonstrou que eles não são interessantes para consumo em folhas por conterem toxinas. O grão geminado de feijão também serve para enriquecimento de sopas e outros pratos. É possível produzir brotos em casa e germinar uma grande quantidade de grãos como por exemplo os de feijões, feijão azuki, lentilha, ervilha, alfafa, trevo e rabanete.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE