google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Plantio da Batata-Doce

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Plantio da Batata-Doce


Consiste em enterrar parte da rama-semente ou da muda na leira de plantio. No Brasil, esta operação geralmente é realizada manualmente, fazendo-se primeiramente a distribuição das ramas no espaçamento adequado e, em seguida, faz-se um orifício com utilização de uma haste pontiaguda, denominada de “bengala”(Figura 1). Nesse orifício é depositada a base da rama, enterrando-a até a metade do seu comprimento e, com auxílio da mesma ferramenta, acomoda-se o solo ao redor da rama.


Fig. 1. Plantio manual da rama-semente


Caso não haja disponibilidade de água para irrigação, recomenda-se fazer o plantio lateralmente e na base das leiras. Dessa forma, a rama-semente fica em contato com a parte mais úmida da leira, uma vez que a crista é formada por solo solto e drenado, que facilita a desidratação da rama, reduzindo a chance de pegamento.
O plantio mecanizado é realizado com uma transplantadora de construção relativamente simples (Figura 2). Nela, dois operários que trabalham sentados na parte traseira da máquina, com a função de distribuir as ramas-semente no sulco. Na parte superior do equipamento, um outro operário se encarrega de distribuir as ramas, mas antes realiza o seu tratamento, mergulhando-as na solução desinfestante.


Fig. 2. Plantio mecanizado


Na implantação de uma lavoura de batata-doce (Figura 3) o produtor pode obter novas plantas por meio de batatas, utilizando-se as brotações inteiras, denominadas de ramas, ou segmentadas, denominadas de mudas. Este processo consiste em promover a brotação das batatas colhidas nos canteiros de multiplicação das mudas de alta sanidade, conforme descrito anteriormente.

O mais comum é que sejam usadas ramas com cerca de 30 cm, contendo seis a oito entrenós, retiradas das partes mais novas do caule, até cerca de 60 cm da extremidade. Para se ter material logo no início do período quente, é necessário iniciar o cultivo das batatas 90 dias antes da época normal do plantio. As batatas são colocadas em leiras distanciadas de 80cm ou em canteiros, espaçadas em pelo menos 10 cm entre si, cobertas com uma camada fina de terra. A utilização de um túnel baixo feito de plástico transparente promove o aquecimento do canteiro, melhorando o desenvolvimento das plantas. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE