sábado, 14 de janeiro de 2017

Cultivo do Shiso (Perilla frutescens var. crispa)


Perilla frutescens var. crispa
O shiso, também chamada de perila, é uma planta asiática que pode atingir de 40 cm até cerca de um metro de altura. As duas formas botânicas de shiso mais cultivadas são denominadas popularmente como shiso verde e shiso vermelho ou roxo. Mais usadas como um tempero, as folhas e inflorescências do shiso podem ser consumidas cruas em saladas ou cozidas em diversos tipos de pratos, sendo especialmente utilizadas na culinária do sudeste asiático, como a japonesa, a coreana e a chinesa. As folhas do shiso vermelho ou roxo também são usadas para colorizar alimentos. Os brotos ou plântulas de ambos os tipos são muito apreciados em saladas e em diversos tipos de receitas. Também há cultivares disponíveis para uso como planta ornamental em jardins.
Outra variedade de perila (Perilla frutescens var. frutescens) produz sementes que são utilizadas na alimentação humana e na de aves, e são usadas também para a extração de óleo vegetal.
Shiso vermelho ou shiso roxo

Clima

Esta erva cresce melhor em um clima moderadamente quente, com temperatura acima de 18°C, embora tolere uma temperatura de até 12°C sem maiores problemas.

Luminosidade

Deve receber luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente. Esta planta precisa de dias curtos para florescer.
O shiso é uma planta fácil de cultivar

Solo

Cultive preferencialmente em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5 e 7,5. No entanto, esta planta pode ser cultivada em praticamente qualquer tipo de solo bem drenado.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo úmido, mas sem que fique encharcado.

Mudas de shiso verde

Plantio

O shiso é propagado por sementes, que levam de 1 a 4 semanas para germinarem. Para obter melhores taxas de germinação, deixe as sementes armazenadas no refrigerador até a semeadura. Semeie no local definitivo ou em sementeiras e outros recipientes em local protegido do frio, transplantando as mudas quando estas tiverem de quatro a seis folhas. As sementes necessitam de luz para germinarem, assim devem ficar na superfície do solo, sendo cobertas no máximo com uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina.
O espaçamento entre as plantas pode ser de 30 a 60 cm. Esta planta também pode ser cultivada facilmente em vasos grandes.

Tratos culturais

Cada planta pode ter a extremidade do ramo principal cortada quando alcança cerca de 15 cm de altura, para favorecer uma maior ramificação.
Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
O shiso ou perila pode se tornar uma erva invasora em algumas regiões, assim a colheita de todas as inflorescências pode ser uma prática sugerida para evitar o alastramento desta planta, o que também proporciona um aumento da vida útil da planta. As folhas do shiso são tóxicas para alguns animais, como cavalos e bois.

As folhas do shiso vermelho ou roxo são usadas para colorizar alguns alimentos, como por exemplo o umeboshi, um tipo de conserva produzida no Japão 

Colheita

O shiso pode ser colhido geralmente a partir de 80 dias do plantio, mas os brotos ou as plântulas são também muito apreciados. As folhas devem ser colhidas quando necessárias, uma vez que não podem ser conservadas em bom estado por um longo tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário