google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Plantas Daninhas na Cultura da Berinjela

domingo, 4 de junho de 2017

Plantas Daninhas na Cultura da Berinjela



As plantas daninhas podem afetar a produtividade e a qualidade dos frutos, dificultando os tratos culturais e a colheita. A produção é prejudicada pela competição de invasoras por nutrientes, por água e pela absorção de luz. Além disso, as invasoras são hospedeiras de insetos, nematóides e outros patógenos.
A maior interferência das plantas daninhas ocorre no início do cultivo, ou seja, até cerca de 50 dias após o transplantio. O controle depende do grau de infestação e agressividade das plantas daninhas e pode ser feito através de método cultural, mecânico, químico ou de forma integrada. A eficiência do controle dependerá da espécie, época do controle, estágio de desenvolvimento das plantas, condições climáticas, tipo de solo, disponibilidade de herbicidas, de mão-de-obra e equipamentos e conhecimento da interação entre a berinjela e as plantas daninhas.

Quando a área cultivada é pequena, não há necessidade de uso de herbicidas, podendo-se eliminar as plantas daninhas manualmente ou por capinas. Quando há reinfestação da área após o preparo de solo, a eliminação pode ser feita com uma gradagem ou aplicação de herbicida de pré-emergência das plantas, antes do transplantio.

A aplicação de herbicidas de pré-plantio ou pré-emergência deve ser realizada antes do transplantio, o mais próximo possível da última gradagem, em solo bem preparado, livre de torrões, restos vegetais e com boas condições de umidade, essencial para a ativação do herbicida no solo. Na Tabela 1 estão relacionados alguns herbicidas registrados para a cultura da berinjela.
 


Tabela 1. Herbicidas registrados no Ministério da Agricultura e do Abastecimento para a cultura da berinjela para o controle de gramíneas e folhas largas1/.

Produto

Tipo de solo3/
Dose
(kg/ha do i.a.)
Classe

Princípio ativo

Nome comercial2/

Trifluralin

Lifalin BR
leve
0,5-0,7
pré-emergência
médio
0,7-0,9
pesado
0,9-1,0

Trifluralin

Premerlin 600 CE
leve
-
pré-emergência
médio
1,8-2,4
pesado
1,8-2,4

Trifluralin

Trifluralina Nortox
leve
0,5
pré-plantio incorporado
médio
0,8
pesado
1,0

Trifluralin

Tritac
geral
0,7-1,0
pré-plantio incorporado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE