google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Cultura da Berinjela (resumo)

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Cultura da Berinjela (resumo)



Apreciada em receitas de diferentes culturas, a berinjela é o principal ingrediente de comidas típicas da cozinha mediterrânea, indiana, francesa e de países do Oriente Médio. Finas fatias sobrepostas de berinjela e de batata recheadas com carne moída dão forma ao moussaka, tradicional prato da culinária grega parecido com lasanha, mas sem o uso de massa de farinha de trigo.

É possível que o sabor multicultural do legume tenha surgido com a proliferação do seu plantio pelo mundo, a partir da sua origem nas zonas tropicais da China e da Índia.

Até o continente europeu, a trajetória da berinjela foi conduzida pelos árabes. Em terras brasileiras, chegou no século 16, trazida pelos colonizadores portugueses. O seu cultivo predomina no Sul e Sudeste do Brasil.

A berinjela se desenvolve bem em regiões de clima tropical e subtropical, mas sem excesso de chuva. Em épocas de floração, ela não suporta frio intenso e geadas. Para o cultivo, prefere as temperaturas entre 18 e 25 graus, principalmente nas estações da primavera, do verão e do outono.

O legume, pertencente à família das solanáceas, nasce de plantas arbustivas, com caule semilenhoso e folhas grandes. Chega a atingir mais de um metro de altura, com flores roxas. Os frutos, ovais, alongados e de toque macio - 50% do volume da berinjela é ar -, possuem proteína, cálcio, ferro e fósforo, além de serem boa fonte de sais minerais e vitaminas, com valor nutricional comparado ao do tomate.

Dicas
• Cuidado ao manipular os frutos durante a colheita. Eles são bastante sensíveis ao amassamento e às avarias de ferramentas e outros materiais. Use uma tesoura de poda ou uma faca com corte afiado para retirar as berijelas das plantações, pois o pedúnculo é lenhoso e resistente.
• Devido às propriedades da berinjela, o suco do legume ajuda a reduzir o colesterol ruim. Um quarto de uma berinjela média batida com três laranjas, açúcar ou adoçante, serve para uma pessoa.

Dados Gerais

Espécie: a berinjela (Solanum melogena), como o pimentão, o jiló, o tomate e a batata, pertence à família das solanáceas.

Plantio: nos meses da prima vera, verão e outono, mas pode ser plantada no entanto o ano todo em locais de clima quente.

Solo: revolvido e destorroado, com a aplicação de adubo orgânico e a adição de fertilizante químico.

Clima: tropical e subtropical.

Uso culinário: assada, ensopada, recheada e cozida, frita à milanesa, grelhada, como antepasto, em conserva e suco

Uso medicinal: ajuda no emagrecimento, é diurética e reduz gordura no fígado; o suco combate o colesterol e a hipertensão; as folhas ajudam a aliviar a dor de queimaduras.

Colheita: dependendo da variedade, dura três meses ou mais a partir dos 90 a 110 dias de semeadura.

Área mínima: a semeadura pode ser feita em copinhos plásticos de 200 a 300 mililitros; de 150 a 200 sementes podem ser plantadas em um hectare.

Variedades
• As variedades de berinjela mais comercializadas apresentam formato alongado, de 13 a 17 centímetros de comprimento, e cor roxo-escura, quase preta. Mas há também frutos com características diversas, como os finos e alongados de cultivares do tipo japonês plantadas em São Paulo. São encontrados nas cores roxa e verde. As arredondadas do tipo italiano têm casca de púrpura ou rosa rajada, polpa adocicada e poucas sementes.
Investimentos
• O cultivo de berinjela pode ser realizado em uma pequena área de terra, de acordo com a disponibilidade de espaço do produtor. O importante é que as sementes ou mudas utilizadas no plantio sejam de boa qualidade e a cultivar escolhida de acordo com as condições climáticas do local. Em plantios acima de um hectare, os itens que mais oneram a produção são embalagens, transporte e energia.

Mãos à obra
• Certifique-se na hora da compra a capacidade de germinação da semente.
• A produção de mudas pode ser iniciada em sementeira ou em recipientes, como copos de papel ou bandejas de isopor.
• Em sementeiras, o local não pode ser de fácil encharcamento. Com o solo bem revolvido e destorroado, prepare a área de plantio com aplicação de adubo orgânico, como esterco de gado, composto ou húmus. Use de oito a dez litros por metro quadrado. Adicione de 200 a 250 gramas de adubo químico por metro quadrado.
• Enquanto as mudas estiverem no canteiro, controle a presença de ervas-daninhas e insetos e regue sempre. As sementes levam de 20 a 30 dias para germinarem.
• Após apresentarem em torno de seis a sete folhas definitivas, estarão prontas para serem levadas ao campo.
• O transplantio deve ser feito com muito cuidado, para evitar danos nas raízes e prejudicar o posterior desenvolvimento das berinjelas. Faça-o antes que as raízes se enrolem, para também não afetar a produtividade dos legumes. Para fazer a remoção, escolha as horas mais frescas do dia, de preferência à tarde e com o solo umedecido, ou em dias nublados.
• Para cultivares de plantas pequenas, faça espaçamento de 1,2 x 0,8 metro. Se forem mais vigorosas, deve ser de 1,5 x 1 metro. Enterre a muda na mesma profundidade que se encontrava antes.
• Irrigue as mudas.
• Após 90 dias inicia-se a colheita: são 15 frutos por planta. Comece pela manhã ou no final da tarde. Pode ser manual, com tesoura de poda ou faca bem afiada.
Mais informações: Para mais orientações sobre cultivo de berinjela, entre em contato com a Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do seu estado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE