domingo, 14 de junho de 2015

Arranjos de vasos com plantas ornamentais

PLANTAS DE VASO



Arranjos de vasos com plantas ornamentais



Decorar sua casa ou apartamento usando alguns vasos com plantas ornamentais não é muito difícil. Crie maneiras interessantes de arrumação das plantas com o arranjo de vasos decorativos. Neles você pode controlar com mais facilidade a qualidade do solo, variar a rega das plantas, de acordo com suas necessidades, arrumá-las em função da claridade do ambiente e, principalmente, ter a mobilidade necessária para mudar sua disposição sempre que desejar. Você pode criar uma decoração com diversas flores e folhagens, como mostrado nas fotos desta matéria.
Por isso, damos, a seguir, algumas dicas que você pode observar quando da preparação e cuidado de suas plantas, para que fiquem sempre bonitas e saudáveis.

Regra nº 1. O jardim é seu. Use os vasos que quiser ou que tiver. Os vasos de barro são fáceis de encontrar, em diversos tamanhos e formatos, com preços acessíveis. Os vasos de plástico ou de cimento também podem ser utilizados, sempre de acordo com o seu gosto. Observe que o vaso deve ser do tamanho suficiente para receber as plantas, e ter drenos suficientes para que o excesso de água possa sair.



Regra nº 2. Muito poucas plantas não se dão bem em vasos. Isto inclui, obviamente as árvores e plantas de grande porte. Não se limite a usar, nos arranjos, plantas comuns. Experimente. Misturar diversos tipos de plantas num mesmo vaso pode trazer um resultado decorativo muito interessante. Flores, folhagens e plantas ornamentais podem ser combinadas à vontade, bastando observar algumas de suas características básicas, com quantidade de água e de iluminação que cada uma requer. Plante nos mesmos vasos as que têm características semelhantes.





Regra nº 3. Depois que plantar as plantas nos vasos, não deixe de cuidá-las sempre. Periodicamente adube os vasos, garanta a rega na freqüência adequada, verifique sua posição em relação ao sol da manhã ou da tarde. Estes cuidados básicos devem ser complementados com a limpeza e com a observação de eventuais pragas. Mudar a posição dos vasos entre si também pode trazer melhores resultados no desenvolvimento conjunto das plantas.



Regra nº 4. Os vasos podem ser colocados juntos, pois agradam muito mais assim do que separadamente. Novos vasos podem ser incluídos no seu jardim, mudando seu aspecto geral e fornecendo novas combinações, de acordo com as estações do ano e com sua vontade. Se desejar, substitua as plantas do vaso que já não apresentem um bom aspecto, por outras novas.




Regra nº 5. Plante plantas perenes, mas combine-as com plantas de estação. Apesar de dar um pouco mais de trabalho, é uma alternativa interessante, já que você estará renovando seu jardim com novas flores, por exemplo. Para facilitar a manutenção, você pode plantar cada tipo de planta em seu respectivo vaso e combinar os vasos entre si.



Regra nº 6. Para que o arranjo fique proporcional, use calços para levantar os vasos mais baixos (como tijolos de barro ou de cimento). Inclinar alguns deles também pode trazer efeitos interessantes. Acrescente alguns seixos de rio, pedras decorativas, etc., assim como peças de xaxim ou de madeira rústica para harmonizar todo o ambiente.



Regra nº 7. Mais uma vez, use sua criatividade. Não há limitação para a quantidade e tipos de vasos utilizados. Às vezes, acrecentar mais uma planta pode fazer uma grande diferença no conjunto como um todo. Acrecentar uma peça artesanal, uma peça antiga (como um ferro de passar roupas a carvão), uma pequena escultura de barro ou cerâmica, azulejos antigos e outros objetos, pode dar um toque mais simpático e pessoal a seu arranjo de vasos.


ARRANJOS E VASOS PRA JARDINS






5 comentários: