google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Cultivo do Cerefólio (Anthriscus cerefolium)

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cultivo do Cerefólio (Anthriscus cerefolium)


O cerefólio (Anthriscus cerefolium), também chamado de cerefolho, é uma erva aromática que pode ser usada da mesma forma que a salsa ou salsinha, sendo muito utilizada na culinária francesa. A planta inteira pode ser consumida, incluindo raízes, flores e sementes, porém as folhas são a parte mais utilizada. Planta anual que atinge até 70 cm de altura, suas flores brancas surgem em umbelas.

Clima

O cerefólio cresce melhor com temperaturas entre 4°C e 24°C, embora possa suportar temperaturas negativas. Esta erva floresce precocemente se cultivada quando o clima está quente.

Luminosidade

Cultive preferencialmente em sombra parcial.

Flores do cerefólio

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7. No entanto, esta planta pode tolerar bem uma ampla faixa de pH do solo.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo úmido, mas sem que fique encharcado.

Plantio

As sementes geralmente levam de 1 a 3 semanas para germinar. Deixar as sementes de molho em água por um dia pode apressar a germinação. As sementes devem ser semeadas no local definitivo, pois as mudas de cerefólio normalmente não suportam bem o transplante. Deixe as sementes no solo a não mais do que 0,5 cm de profundidade.
O cerefólio pode ser cultivado em vasos e jardineiras, desde que tenham pelo menos 20 cm de largura e 30 cm de altura.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.
A seiva da planta, em contato com a pele, pode provocar fotofitodermatose, assim use luvas para proteger as mãos quando estiver cortando a planta, especialmente em dias ensolarados.

As folhas do cerefólio devem ser colhidas antes da floração, pois se tornam amargas quando a planta está florindo

Colheita

Colha as folhas mais externas individualmente quando necessário a partir de 30 ou 40 dias do plantio, ou corte a planta toda entre 60 e 90 dias, antes que a planta comece a florescer.

CEREFÓLIO (PLANTAS CURAM)

Anthriscus cerefolium

Descrição : Planta da família das Apiaceae, também conhecida como cerefolho. É uma erva anual, com haste estirada, parecida com salsa aristocrática; por essa razão, é frequentemente chamada de rainha das salsas.
Suas folhas são duplamente compostas parecidas com as da samambaia, as pínulas recortadas em colmilhos. Inflorescência em umbelas opositifólias.
O cerefólio tem um crescimento lento, chegando a 25 ou 30 metros de altura. Empregado como condimento, conhecido pelos cozinheiros do mundo todo como um bom tempero para molhos, saladas e sopas, o cerefólio pode ser usado fresco para proporcionar o máximo de aroma.
Como ele perde o cheiro e a cor ao ser cozido, deve sempre ser o último ingrediente a ser colocado na panela. Nos Estados Unidos, o cerefólio é mais conhecido por suas qualidades culinárias do que pelo uso medicinal. Por isso é chamada de a rainha das salsas.
Parte utilizada: Folhas, sementes.
Plantio : É resistente ao frio do inverno e pode ser plantado também no outono, se não formar sementes.
Princípios Ativos: Ácido petroselínico, apina, metil-chavicol, óleos essenciais, podofilotoxina e sais minerais (potássio).
Propriedades medicinais: Analgésica, anti-inflamatória, depurativa, digestiva, diurética, hidratante.
Indicações: Aumentar o leite materno, bexiga, congestão no fígado, problemas nos rins, cálculos renais e biliares, cólicas, problemas digestivos, coágulos sanguíneos, contusões musculares, diabete, enfermidades nervosas, febre dos tísicos, gota, hemorróidas, histerismo, inflamação nos olhos e seios, purificar o sangue.
Para todos esses fins deve ser ingerido cru, salpido no pão ou sobre os alimentos cozidos.
As folhas frescas, maceradas e colocadas diretamente sobre uma contusão, oferecem alívio imediato para a dor.
Na França e na Itália os herboristas o empregam para limpar o fígado e os rins, para ajudar a dissolver pedras, melhorar cólicas e outros problemas digestivos, além de dissolver coágulos sanguíneos.
Contraindicações/cuidados: Podem ocorrer reações alérgicas em pessoas sensíveis.
Modo de usar:
- Sementes por infusão;
- Cataplasma das folhas: inflamações dos olhos;
- Vapor do cozimento: hemorróidas;
- Cataplasma das folhas frescas machucadas: desinflamar o seio e fazer soltar o leite;
- Decocção de 20 g de folhas frescas e sementes em um litro de água. Tomar quatro xícaras ao dia: aumenta a secreção do leite;
- Suco das folhas: asma, enfermidades da pele, impureza do sangue, febre dos tísicos. Tomar uma colher de sopa, três vezes ao dia.

Um comentário:

  1. Bom saber. Quando eu for em alguma flora aqui próximo de casa vou procurar para comprar uma muda deste cerefólio.

    ResponderExcluir

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE