google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Plantio do Brócolis

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Plantio do Brócolis



As mudas podem ser plantadas em espaçamentos variados. Os espaçamentos entre linhas mais utilizados são de 50 cm e 70 cm e os entre plantas variam de 50 cm a 80 cm. Em 1 ha podem ser plantadas mais de 20 mil plantas (Tabela 2).
Tabela 2. Estande total, em número de mil plantas por hectare (valores internos), obtido da combinação de espaçamento entre plantas e linhas.

Espaçamentos maiores, em geral, fazem que as plantas se desenvolvam mais e facilitam os tratos culturais como as capinas e o transporte da colheita. Porém, os espaçamentos mais adensados permitem o estabelecimento de um número maior de plantas por hectare e, consequentemente, floretes de tamanho médio, variando de 4 cm a 7 cm de comprimento, os quais são utilizados para a indústria de processamento, com obtenção de produtividades satisfatórias (Figura 4).

Figura 4. Floretes de diferentes tamanhos.

O tipo ramoso pode ser plantado em linhas duplas. O espaçamento entre linhas duplas (fileiras) varia de 1 m a 1,20 m, e 0,5 m entre plantas e linhas (fileira), totalizando 23 mil plantas por hectare.
Em arranjos de diferentes culturas em consórcio, podem-se imaginar espaçamentos ainda mais abertos, como os citados na Tabela 2.
Ainda no tipo ramoso, alguns agricultores fazem uso de leiras ou camalhões, semelhantes às utilizadas para plantio de batata ou batata-doce, com o objetivo de facilitar a colheita, o controle de plantas daninhas nas entrelinhas e, especialmente, reduzir a incidência da hérnia das crucíferas, pela menor concentração de umidade no caule das plantas. No entanto, ainda não há evidências de pesquisas que comprovem as vantagens desse tipo de sistema (Figura 5).
Em áreas com textura e umidade do solo adequadas ao uso da mecanização, pode-se realizar o plantio em canteiros. As medidas geralmente são de 1 m ou 1,5 m de largura por 15 cm a 20 cm de altura.
 Os canteiros podem ser cobertos com mulching, tanto com plástico de cor preta, cinza ou prata, quanto com palha.

Figura 5. Plantio de brócolis em camalhões/leiras.

A formação de canteiros facilita a instalação de fitas gotejadoras e de túneis para proteção das plantas, sobretudo em regiões com risco de geadas. Além disso, em locais mais frios, consegue-se acelerar o ciclo, em média até uma semana, com a utilização de mulching plástico, o que pode ser vantajoso em termos comerciais, pois permite ao produtor disponibilizar a produção mais cedo. Por sua vez, o uso de plástico em regiões ou épocas mais quentes pode não ser interessante por aquecer ainda mais o solo.
A utilização de túneis auxilia na proteção contra insetos, como forma de barreira física, especialmente aqueles que causam danos diretos como sugadores e lagartas.
O plantio sem formação de canteiros ou leiras é recomendado para áreas planas e com boa drenagem. Em áreas declivosas, devem-se adotar práticas conservacionistas, como curvas de nível, terraços e orientação das linhas de plantio perpendiculares à declividade, além do plantio direto na palha.

O método mais recomendado de plantio da alcachofra é por divisão de plantas adultas. Os rebentos surgem depois da época da colheita, e devem ser retirados com cuidado, cavando ao redor da planta e separando estes da planta matriz com uma faca ou pá. Os rebentos devem estar bem desenvolvidos e devem ser retirados com raízes. As folhas desenvolvidas são cortadas e estas mudas podem então ser plantadas com o espaçamento indicado para a cultivar.
As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em pequenos vasos, saquinhos de plástico próprios para mudas ou copinhos feitos de papel jornal com 5 cm de diâmetro e 10 cm de altura, e então transplantadas três ou quatro semanas após a germinação.
O problema com o plantio através de sementes é que as plantas originadas por sementes geralmente não são parecidas com a planta mãe, apresentando uma grande variação de tamanho, forma da planta e das flores, quantidade de espinhos, e outras características, ou seja, uma grande variação fenotípica. Este método de propagação é usado principalmente por quem quer obter novas cultivares, e por quem não tem como obter mudas para iniciar sua plantação de alcachofras. Neste caso, plante as sementes e após dois ou três anos selecione as melhores plantas e passe a multiplicá-las pelo método da divisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE